Primeiros socorros é o cuidado imediato a alguém ferido ou doente, com a finalidade de reservar a vida, promover a recuperação ou prevenir que o caso piore. Portanto trata-se de uma atenção rápida, imediata a uma pessoa que está em perigo de vida, realizando tais cuidados para manter as suas funções vitais e reduzindo seus agravos até que a vítima receba atendimento de emergência adequado.
Este pré-atendimento tem fundamental importância, seja nas indústrias ou não, pois evita complicações futuras e pode até salvar vidas. Contudo, deve ser realizado pelo socorrista (profissional que vai fazer o atendimento) que deve ter treinamento e realizar o atendimento em condições seguras para a prestação de socorro.
É importante, após realizar o primeiro atendimento, solicitar ou encaminhar a vítima para avaliação médica.
Geralmente, as empresas possuem profissionais capacitados para dar treinamento a todos os funcionários na prestação do atendimento básico. Este treinamento deve ser ministrado por um profissional habilitado e que tenha noções de primeiros socorros.
Deve ser utilizado por um profissional, que tenha feito um curso para esta capacitação e, principalmente, que entenda sobre as iniciais dos primeiros socorros.
Os principais acidentes que ocorrem dentro de um ambiente de trabalho podem ser: ferimentos em geral, entorse, fratura, hemorragias, choque elétrico, insolação, intoxicação e queimaduras.
A maioria dos acidentes que ocorrem no local de trabalho pode ser evitada com o uso correto dos EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPIs (Equipamento de Proteção Individual).
Alguns exemplos de EPCs são o cone de sinalização, fita de sinalização e extintor de incêndio.
Devem-se utilizar os EPIs necessários para cada ambiente de trabalho, evitando exposições direta com o perigo. Para os EPIs é necessário também fazer treinamento com a equipe de profissionais especialistas da empresa (como utilizar o EPI adequadamente, noções de primeiros socorros e outras palestras). Outra medida básica da prevenção é estar atento ao trabalho realizado, sem se distrair facilmente.
Treinamento Admissional
Segundo a Norma Regulamentadora 18, todos os empregados devem receber treinamentos admissional e periódico, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança.
O treinamento admissional deve ter carga horária mínima de 6 (seis) horas, ser ministrado dentro do horário de trabalho, antes de o trabalhador iniciar suas atividades, constando de:
– Informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho;
– Riscos inerentes a sua função;
– Uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
– Informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC, existentes no canteiro de obra.
O treinamento periódico deve ser ministrado:
– Sempre que se tornar necessário;
– Ao início de cada fase da obra.
Nos treinamentos, os trabalhadores devem receber cópias dos procedimentos e operações a
serem realizadas com segurança.